Publicidade Não Comercial / Institucional



Actividade 1:
Observa os anúncios publicitários que se seguem e determina qual é o seu objectivo e a quem se dirigem.








Actividade 2: 
Para relembrares as características do texto publicitário, visiona a apresentação intitulada: "O que é a publicidade?".

Publicidade

View more presentations from Carla Luís.
Actividade 3:
Observa a imagem que se segue. A que tipo de publicidade pertence? Como fundamentas a tua opinião?


Actividade 4:
Visiona os anúncios publicitários e analisa-os, identificando os seguintes aspectos:
  • Slogan
  • Texto argumentativo
  • Instituição promotora
Anúncios publicitários

View more presentations from Carla Luís.
Actividade 5:
Escolhe um dos anúncios da actividade anterior para reinventares uma campanha publicitária, seleccionando:
  • frases poéticas para compor um texto argumentativo;
  • um slogan;
  • uma música* da caixa da AMAZON MP3 CLIPS (na barra lateral à tua direita).
* Se tiveres curiosidade em saber as músicas que já foram utilizadas em anúncios publicitários, clica na ligação "Músicas nos anúncios televisivos" que se encontra na barra lateral direita no separador "Biblioteca Publicitária".


Actividade 6:
Clica no ícone para ouvires a música e tenta descrever uma possível campanha publicitária onde pudesse ser utilizada.




Actividade 7:
Agora, clica no link abaixo indicado e visiona o anúncio publicitário para o qual esta música foi escolhida. Regista o nome da instituição publicitada e redige um pequeno texto crítico (entre 80 e 100 palavras) sobre a adequação ou não da escolha da música.



Actividade 8:

A publicidade na televisão

Em pequenos grupos, analisem os anúncios televisivos que a seguir se apresentam, tendo em conta os aspectos que se seguem.
  • Sequência de imagens - Conta uma história? Apresenta uma situação do quotidiano? Apresenta uma situação abstracta, sem qualquer enquadramento? Recorre a personagens tipo? É uma imagem estática ou dinâmica?
  • Ambiente sugerido - Alegre? Deprimente? Confortável? Fantástico? Banal? Moderno? Clássico? Familiar? Exótico?...
  • Texto - Longo? Breve? Apelativo? Metafórico? Poético? Subalternizado pela imagem?
  • Slogan - Aparece em destaque? É original? É fácil de memorizar?
  • Equilíbrio/Adequação - Estão os diferentes elementos bem conjugados? É o anúncio adequado à instituição / à mensagem? E ao público a quem se dirige?
  • Elementos psicológicos - Que tendências psicológicas são exploradas no anúncio?

Grupo A


Grupo B


Grupo C


Grupo D


Grupo E


Actividade 9:


Agora, mantendo os mesmos grupos, cada um deve imaginar e criar uma campanha publicitária que promova a leitura entre os jovens. Para tal, podem utilizar o programa Photo Story e devem incluir:
  • imagens;
  • música;
  • slogan;
  • texto argumentativo (com pelo menos um exemplo de actos ilocutórios assertivos, directivos e expressivos*) 
*tipologia dos actos ilocutorios


Para ires mais longe...
Visiona alguns anúncios publicitários interessantes, clicando nos links que se seguem.